Expectativa de crescimento nas vendas de fim de ano

Economista Wagner Dantas afirma que boa aplicação para o 13º salário é pagar dívidas e reservar o dinheiro para as contas do início do ano

03/12/2012 15:44 | Aline Camargo

Dinheiro extra sempre é bom, principalmente no final do ano, quando muitos planos começam a ser feitos. É nesta hora que chega o tão esperado 13º salário, que para alguns é sinônimo de Papai Noel gordinho, mas para muitos outros é uma forma de quitar, ou pelo menos diminuir, dívidas. O economista Wagner Dantas destaca que esta pode ser a melhor opção para utilizar com sabedoria o 13º.

- A expectativa, inclusive, é que a inadimplência até caia um pouco em função do pagamento das dívidas com o 13º salário, pois muita gente está endividada - avalia. 


> Ouça a dica do economista Vagner Dantas:


Vendas para o alto

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque, Altamir Antônio Schaadt, afirma que a expectativa de crescimento das vendas é grande, superior a 10% em relação ao ano passado. A grande expectativa se explica por dois fatores, de acordo com Schaadt: o 13º salário e as contratações temporárias do período.

 - Estas pessoas também estariam recebendo um valor adicional, tanto pelas horas adicionais trabalhadas, e também há o aumento de pessoas trabalhando, então, esses dois fatores nos levam a estimar um acréscimo superior a 10% - analisa. 


Sem garantia de crescimento

Apesar das expectativas dos lojistas, o economista ressalta que o crescimento não deve ser tão alto.

- Esse crescimento não deve ser significativo, pois estamos no meio de uma crise muito forte. Vai melhorar um pouco, mas vai acompanhar o que tivemos durante o ano. Na minha visão, um crescimento maior deve acontecer apenas no ano que vem - aponta. 

Dantas ressalta que promoções podem impulsionar as vendas, mas que não são garantia de que o faturamento vá aumentar. Mesmo assim, a CDL investe em ações para atrair os clientes.

-  Temos a promoção 'Compre aqui dá sorte', com sorteio de carro, motos e alguns vale-compras. A outra ação é a sugestão de horário estendido do comércio no período de natal, para deixar as lojas abertas mais tempo e estimular o consumo - conclui. 


Conselhos para investir

Dantas sugere que quem está endividado utilize o dinheiro para quitar as dívidas, principalmente se forem de cartão de crédito, que possui as taxas mais altas do mercado.

- O ideal é usar uma parte desse dinheiro para amortizar a dívida e guardar uma parte para as contas de começo de ano, que são pesadas, como IPTU, IPVA, matrículas escolares, material escolar, didático - aconselha. 

Para quem é mais controlado financeiramente e vai conseguir fazer o 13º sobrar, o conselho é fazer uma aplicação financeira.

- A ideia de fazer poupança de longo prazo - sugere. 
Comércio de Brusque se prepara para o Natal e a injeção de renda com o 13º salário- Crédito: Sidnei Almeida

Comentários
Identifique-se ou cadastre-se para comentar